
sobre nós

O Coletivo de Sociologia Feminista Latin+ é um espaço para compartilhar, validar, refletir e coproduzir conhecimento sobre ser uma acadêmica feminista latin+ com consciência crítica no Norte Global.
Somos guiados por uma práxis libertadora feminista interseccional antirracista Latin+ que reconhece a heterogeneidade dos legados da diáspora latino-americana e caribenha e as posicionalidades, experiências e identidades interseccionais das comunidades latinas no Norte Global.
​
Além disso, consideramos la conversação, coexistência, reflexão, acompanhamento, and solidariedade como pontos básicos de consenso para construir um espaço seguro que incorpore respeito mútuo, inclusão, construção, abertura, compromisso e multilinguismo. Em termos de idioma, até agora usamos inglês, espanhol e português em nossas reuniões, documentos e comunicações, mas estamos abertos a incluir quantos idiomas forem necessários, fornecendo o maior número possível de interpretações e traduções para garantir o entendimento mútuo . Simultaneamente, reconhecemos que nossa localização física e os legados geopolíticos, educacionais e culturais das migrações nos Estados Unidos e no Norte Global resultaram no uso do inglês como língua franca, razão pela qual este site é amplamente escrito nesse idioma enquanto inclui versões em espanhol e português de partes, mas não todo o conteúdo.
Inspirados na terminologia desenvolvida por movimentos sociais não binários (de LGB a LGBTQIA+), adotamos o "Latin+" usando o sinal de mais como instrumento para enfatizar a construção sociopolítica, histórica e corporificada de gênero, sexualidade, raça e etnia, e seu caráter fluido e variado. Esperamos que o uso do termo Latin+ nos ajude a superar a paralisia que os confrontos sobre a validade da adoção de Latin@, Latine e Latinx trouxeram; e assim afirmamos nossa vontade de construir solidariedade e alianças além das fronteiras e divisões geopolíticas e socioculturais. Acreditamos que o Latin+ nos permitirá criar um espaço mais inclusivo e atrativo, implicando uma virada literalmente positiva já que "mais" significa adesão, desenvolvimento, incorporação: somos mais, queremos mais, abrangemos mais, crescemos mais.
​
O Coletivo de Sociologia Feminista Latin+ foi criado em 2020 por Erika Busse-Cardenas, Nancy López, Verónica Montes e Roberta Villalón no contexto do Encontro de Inverno 2020 de Sociologists for Women in Society (SWS), e em janeiro de 2023, Beatriz Padilla passou a integrar o grupo organizador.
O Coletivo é uma entidade autônoma e não há custos de adesão. Oferecemos workshops, reuniões virtuais, co-mentoria, blogs, podcasts e muito mais oportunidades. Dezenas de feministas latin+ do campo da sociologia e de outras disciplinas aderiram com entusiasmo, enfatizando a necessidade premente de construir essa comunidade. A lista de participantes será atualizada mensalmente.
​
​




