top of page

sobre nós

O Coletivo de Sociologia Feminista Latin+ é um espaço para compartilhar, validar, refletir e coproduzir conhecimento sobre ser uma acadêmica feminista latin+ com consciência crítica no Norte Global.

 

Somos guiados por uma práxis libertadora feminista interseccional antirracista Latin+ que reconhece a heterogeneidade dos legados da diáspora latino-americana e caribenha e as posicionalidades, experiências e identidades interseccionais das comunidades latinas no Norte Global.

Além disso, consideramos  la conversação, coexistência, reflexão, acompanhamento, and solidariedade como pontos básicos de consenso para construir um espaço seguro que incorpore respeito mútuo, inclusão, construção, abertura, compromisso e multilinguismo. Em termos de idioma, até agora usamos inglês, espanhol e português em nossas reuniões, documentos e comunicações, mas estamos abertos a incluir quantos idiomas forem necessários, fornecendo o maior número possível de interpretações e traduções para garantir o entendimento mútuo . Simultaneamente, reconhecemos que nossa localização física e os legados geopolíticos, educacionais e culturais das migrações nos Estados Unidos e no Norte Global resultaram no uso do inglês como língua franca, razão pela qual este site é amplamente escrito nesse idioma enquanto inclui versões em espanhol e português de partes, mas não todo o conteúdo.

 

Inspirados na terminologia desenvolvida por movimentos sociais não binários (de LGB a LGBTQIA+), adotamos o "Latin+" usando o sinal de mais como instrumento para enfatizar a construção sociopolítica, histórica e corporificada de gênero, sexualidade, raça e etnia, e seu caráter fluido e variado. Esperamos que o uso do termo Latin+ nos ajude a superar a paralisia que os confrontos sobre a validade da adoção de Latin@, Latine e Latinx trouxeram; e assim afirmamos nossa vontade de construir solidariedade e alianças além das fronteiras e divisões geopolíticas e socioculturais. Acreditamos que o Latin+ nos permitirá criar um espaço mais inclusivo e atrativo, implicando uma virada literalmente positiva já que "mais" significa adesão, desenvolvimento, incorporação: somos mais, queremos mais, abrangemos mais, crescemos mais.

O Coletivo de Sociologia Feminista Latin+ foi criado em 2020 por Erika Busse-Cardenas, Nancy López, Verónica Montes e Roberta Villalón no contexto do Encontro de Inverno 2020 de Sociologists for Women in Society (SWS), e em janeiro de 2023, Beatriz Padilla passou a integrar o grupo organizador. Desde a sua criação, o coletivo oferece seminários e encontros virtuais, e dezenas de feministas latin+ do campo da sociologia e de outras disciplinas aderiram com entusiasmo, enfatizando a necessidade premente de construir essa comunidade. A lista de participantes será atualizada mensalmente.

¡Junte-se a nós!

Erika Busse-Cardenas.jpeg

Erika Busse-Cárdenas

Professora Asociada, Macalester College 

Veronica Montes_edited.jpg

Verónica Montes

Professora Associada, Bryn Mawr College

Roberta Villalon.jpg

Roberta Villalón

Professora, St. John's University

Nancy-Lopez.jpeg

Nancy López

Professora, University of New Mexico

Beatriz Padilla.png

Beatriz Padilla

Professora Associada, University of South Florida

bottom of page